assessoria contábil empregador doméstico

Assessoria contábil para ajudar com a lei dos empregados domésticos: saiba mais

15 de agosto de 2017

Tendo em vista as particularidades existentes na lei dos empregados domésticos, a assessoria contábil é uma ótima ferramenta para os empregadores.

A contratação desse serviço trará várias vantagens e facilidades para o patrão, que poderá ficar tranquilo em relação a esse aspecto. Para esclarecer as principais vantagens dessa contratação, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira!

Lei dos empregados domésticos

Primeiramente, vale classificar o empregado doméstico: é aquele que trabalha para uma pessoa ou família, é assalariado e trabalha de forma contínua — não esporadicamente — por mais de dois dias da semana. Para ser classificado como doméstico, o empregado deve trabalhar somente na residência do empregador.

As regras trabalhistas dos empregados domésticos estão dispostas na Lei Complementar n.º 150 de 2015, e diferem das que estão descritas na CLT, que valem para os outros trabalhadores.

Por esse motivo, é importante ter uma assessoria contábil especializada no assunto, que saberá exatamente como manejar os valores para os empregados dentro da lei específica.

Assessoria contábil para auxiliar com a lei

A contratação de uma assessoria contábil é essencial para auxiliar o empregador com a lei dos empregados doméstico; abaixo listaremos algumas vantagens desse serviço.

Redução dos custos e tempo

Com uma assessoria contábil especializada no assunto, o contratante terá uma redução de custos, além de gastar menos tempo planejando a contabilidade em relação aos empregados domésticos.

A equipe encarregada tem mais experiência no assunto e saberá melhor como programar os gastos e pagamentos dentro da lei, de forma a economizar o máximo possível. Além disso, garantido que tudo está de acordo com a legislação, evita-se multas e cobranças tributárias mais a frente.

Ainda, contando com a assessoria, é possível dedicar mais tempo a outras atividades que também precisam de atenção, não se preocupando com essa área.

Auxílio no planejamento orçamentário

A assessoria contábil analisa aspectos tributários e auxilia na tomada de decisões. Eles poderão analisar e repassar as informações em relação ao impacto financeiro da contratação do empregado doméstico em relação ao salário ou aumentos na remuneração.

Pode-se, também, oferecer alternativas, buscando o melhor custo-benefício ao se contratar e remunerar um empregado doméstico, demonstrando o impacto financeiro que cada alternativa causará.

Ajuda no equilíbrio financeiro

A assessoria contábil também ajuda a adequar os pagamentos dos empregados domésticos no orçamento do empregador, não deixando que se torne muito oneroso.

Para isso, ao contratar uma assessoria contábil é preciso reunir e repassar todas as informações relevantes, para que a atuação dos profissionais seja completa. Fazendo isso, a assessoria poderá equilibrar as finanças e garantir que somente o essencial esteja sendo gasto.

Maior garantia de que todos os direitos e leis serão respeitados

Como os direitos trabalhistas dos empregados domésticos estão dispostos em lei específica, podem gerar dúvidas em relação ao que deve ser pago e de que forma fazê-lo.

Os cálculos das verbas salariais devem ser feitos de forma precisa, para evitar transtornos posteriores com reclamatórias trabalhistas.

Dessa forma, por ter experiência no assunto e conhecimento atual sobre as leis aplicáveis, a assessoria contábil evita que sejam tomadas decisões que contrariem à lei, trazendo prejuízos futuros.

E aí, conseguiu entender melhor por que uma assessoria contábil é importante para ajudar com a lei dos empregados domésticos? Quer saber mais sobre como funciona essa assessoria? Então entre contato conosco!