Imposto de Renda

Conheça a Carteira de Trabalho Digital

Na hora de regularizar a situação trabalhista dos empregados domésticos, é fundamental fazer o registro do vínculo na carteira de trabalho. Para atender às necessidades atuais, o documento aparece em nova versão: a carteira de trabalho digital.

Com a promessa de trazer benefícios para ambos os lados, o recurso é uma das novidades instituídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Por ser uma transformação recente, é normal ter dúvidas, então todas devem ser esclarecidas para aproveitar ao máximo a possibilidade.

A seguir, veja o que é a carteira de trabalho digital e conheça quais são as maiores vantagens de sua adoção!

O que é a carteira de trabalho digital?

Desde a sua criação, a carteira de trabalho sempre teve um processo de emissão estritamente físico.

Mediante agendamento em uma unidade no MTE, o empregado fazia a solicitação do documento, que poderia demorar de algumas horas a vários dias para ser entregue.

A caderneta-padrão era preenchida à mão pelo servidor do MTE, o que levava um tempo considerável.

Já a carteira de trabalho digital é uma versão digitalizada, com grande nível de segurança e que não deixa de ser impressa. Como a foto e outros dados são digitais, tudo é feito na hora.

Quando entra em vigor?

A carteira de trabalho digital já está disponível para pedido em todo o Brasil. A transição é progressiva, então, é válido conferir junto à sua cidade se há a possibilidade de fazer essa emissão no site do MTE.

Para quem já tem o documento, não é obrigatório realizar a mudança. Contudo, quem solicita pela primeira vez, ou pede a 2ª via, deve recorrer à versão eletrônica.

Quais são os principais benefícios?

Uma das vantagens da criação desse documento é a completa adequação às novas necessidades trazidas pela tecnologia, integrando inclusive o projeto do eSocial.

Com uma atuação moderna, empregador e empregado são beneficiados. Além disso, outros pontos positivos observados. Veja:

Não exige investimento

A solicitação da carteira de trabalho digital, bem como de sua 2ª via, permanece totalmente gratuita.

Assim, mesmo que envolva diversas questões de tecnologia, segurança e conveniência, o documento se mantém acessível para todos.

Com o uso da foto digital, inclusive, não é preciso gastar nem para tirar fotos 3×4 — o que acontecia com a versão anterior. Entre o pedido e o recebimento do elemento impresso, portanto, não há custos.

Seu tempo de emissão é reduzido

Em muitos locais, como nas metrópoles, a emissão da carteira de trabalho demora vários dias. Dependendo do local, o prazo supera até meses.

Para quem está pleiteando um empregado, esse período de espera é pode até acarretar perda de oportunidades.

A versão digital, por sua vez, sai em até 20 minutos. A solicitação e o agendamento podem ser feitos pela internet, inclusive via aplicativo. Assim, o prazo para tê-la em mãos cai drasticamente!

Maior segurança e integração

Além de contar com vários dispositivos de segurança, como códigos de barras e numeração especial, a carteira de trabalho digital também oferece uma robustez quanto aos dados apresentados.

Graças à integração de informações sobre o funcionário, como pelo eSocial, tudo fica registrado no histórico.

Ou seja, os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), do FGTS e demais documentos legais, agora estão todos reunidos e integrados num mesmo cadastro.

Para completar, o empregado não precisa colher as informações de todos os locais em que já atuou. Como tudo fica registrado, na hora de pedir outra via, por exemplo, o documento já sai completo.

Aumenta a praticidade

Por envolver tecnologia, automação, integração e segurança, o novo documento garante muita praticidade. A emissão é facilitada, bem como o preenchimento e a manutenção de dados.

Tanto para o empregador quanto para o empregado, isso significa o mínimo de complicação na hora de cumprir a lei, o que maximiza a eficiência na execução de deveres e benefícios previdenciários, por exemplo.

A carteira de trabalho digital promete trazer facilidade e segurança sem custos. Como já pode ser solicitada, vale a pena pensar começar desde já a fazer uso dessa inovação.

E aí? Essas informações foram úteis? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem por dentro do tema! Até mais!



Teste agora por 30 dias gratuitamente e avalie.
Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente
no seu e-mail sem nenhum custo, e fique por dentro das nossas dicas!