Compreende-se por legislação trabalhista o conjunto de regras e princípios que regulam as relações trabalhistas. No Brasil, as normas trabalhistas encontram-se estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como em leis esparsas, súmulas e orientações jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho.
Além dessas, existem as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é uma agência da ONU, as quais passam a valer no Brasil se ratificadas (“validadas”) pelo Congresso Nacional.
Confira o post que preparamos e esclareça suas dúvidas sobre legislação trabalhista!
O objeto principal do direito do trabalho é regular as relações entre empregados urbanos e rurais e empregadores, porém, não é só. A legislação trabalhista regula outros casos, por exemplo: o trabalho temporário e o avulso, o menor aprendiz, a doméstica e os estagiários.
O principal objetivo das normas trabalhistas é o de unificar a legislação trabalhista em todo o país, garantindo que os trabalhadores, de qualquer ramo, tenham os mesmos direitos e garantias na execução do seu ofício.
Já em relação aos princípios trabalhistas, que são as “normas” fundamentais que orientam a aplicação de determinado ramo jurídico, podemos elencar os seguintes:
Confere uma proteção jurídica maior ao empregado para compensar a sua desvantagem perante a empresa. Desse princípio, decorrem outros três subprincípios:
Havendo dúvida na aplicação de normas jurídicas, deve-se aplicar aquela que for mais favorável ao empregado.
As cláusulas do contrato de trabalho não podem ser alteradas ou suprimidas em prejuízo do trabalhador, ainda que com o seu consentimento.
É o comando para que, em caso de dúvida, decida-se a favor do empregado, parte frágil da relação — esse princípio, segundo alguns autores, confunde-se com o da norma mais favorável.
As leis trabalhistas são de ordem pública e visam garantir o bem-estar do trabalhador, razão pela qual não podem ser afastadas por vontade das partes. Devem ser, obrigatoriamente, seguidas.
Impede que o trabalhador renuncie, mesmo que voluntariamente, os direitos assegurados pela legislação do trabalho.
Impossibilita que a empresa altere os contratos de trabalho para reduzir ou suprimir direitos e vantagens assegurados ao empregado.
Estabelece que o juiz deve buscar a verdade, ou seja, aquilo que realmente aconteceu, e não apenas se ater aos documentos apresentados.
Em regra, os contratos são por prazo indeterminado, cabendo ao empregador provar que eventual extinção do contrato se deu a pedido do empregado.
Busca proteger o salário do empregado, impedindo que este seja reduzido arbitrariamente pela empresa. Essa norma, porém, não é absoluta: a própria Constituição Federal permite que ocorra a redução por meio de normas coletivas.
Na prática, a legislação trabalhista tende a ser um pouco mais complicada, tendo em vista que são diversas leis e regulamentos que devem ser observados pelos empresários e empregadores em geral.
Esse ramo define a jornada de trabalho, as normas para anotação na CTPS, as férias, as regras para rescisão do contrato de trabalho, a remuneração devida, as normas de segurança do trabalho e outros pontos importantes que norteiam a relação de trabalho.
Por isso, o ideal é contar com uma boa assessoria contábil para o auxílio nas questões trabalhistas, evitando que os empregados sejam afetados e os empregadores sofram penalidades. Dessa forma você garante um ambiente de trabalho seguro e saudável para sua casa e sua família.
Se você gostou do post e tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar alguma experiência, entre em contato conosco e compartilhe!