Economia

Cuidador de idoso: como ele pode ajudar no cuidado 24h

Quem tem um familiar da terceira idade que necessita de atenção e de cuidados especiais sabe o quanto essa rotina é cansativa. Ou, ainda, existem casos em que não há nenhum parente disponível o tempo todo para essa responsabilidade.

Alguns idosos requerem cuidados específicos, seja por alguma doença grave, seja pelas limitações próprias da idade. Sendo assim, a melhor alternativa é a contratação de um cuidador de idoso.

Por se tratar de uma escolha tão importante, é preciso fazê-la com bastante critério e responsabilidade. Afinal, o bem-estar e saúde do ente querido precisa estar nas mãos de uma pessoa confiável, paciente, amorosa e capacitada para atender as suas necessidades.

Pensando nisso, neste post, explicaremos a importância desse profissional e dar dicas valiosas de como escolher a pessoa certa. Confira!

Por que contratar um cuidador de idoso?

O cuidador é um profissional preparado para atender a todas as necessidades de um idoso. Ele cuida para que os medicamentos corretos sejam tomados na hora certa, de acordo com a prescrição médica.

Se necessário, também faz a higiene pessoal e ajuda no banho. Pode auxiliar nas tarefas domésticas, pois alguns idosos, mesmo com limitações, desejam fazê-las.

Além disso, prepara as refeições e auxilia na alimentação, contribuindo para que o idoso tenha uma dieta equilibrada. Ainda, acompanha em consultas médicas e é responsável por manter a família sempre informada a respeito da rotina da pessoa que está sendo cuidada.

É, por fim, uma companhia para o idoso, conversa, interage, distrai, estimula a fazer passeios e outras atividades, melhorando sua qualidade de vida.

Dessa forma, ele se sente acolhido, compreendido e seguro, já que se trata de um profissional capacitado especialmente para auxiliar na execução de todas essas tarefas.

Como escolher um bom cuidador de idoso?

Um trabalho tão íntimo e delicado exige paciência, dedicação, experiência e capacitação. Por isso, busque candidatos que tenham realizados cursos de cuidados com idosos (ou na área da saúde) que sejam certificados pelo MEC.

Cursos de primeiros socorros e enfermagem são muito importantes para garantir a saúde e o bem-estar do idoso.

Além do mais, confira se o candidato tem experiência e boas referências. Para isso, ligue para o antigo local de trabalho e questione sobre a personalidade, qualidade do serviço e se houve problemas.

Esclareça quais tarefas ele precisará realizar, informe sobre as necessidades do idoso e pergunte se ele tem experiência especificamente nesses quesitos.

No entanto, é de extrema importância que o idoso esteja de acordo com a escolha de tal candidato, visto que entre ambos precisará ter uma excelente convivência, cumplicidade e empatia.

Como deve ser o contrato?

A profissão de cuidador de idoso é regulamentada desde o ano 2012 e o contrato é feito seguindo as mesmas regras de trabalho para domésticas.

Portanto, há direito a registro na carteira de trabalho, salário fixo, férias remuneradas, décimo terceiro salário, repouso semanal remunerado e demais benefícios garantidos por lei.

Atenção especial para o piso salarial, pois alguns estados podem definir piso próprio para essa categoria, como é o caso do Rio de Janeiro, por exemplo.

Contudo, vale ressaltar que a jornada de trabalho não pode ultrapassar 12 horas. Então, caso o idoso precise de acompanhamento 24 horas por dia, será necessário contratar mais de um colaborador para que haja revezamento entre eles.

Enfim, quando um familiar idoso passa a requerer cuidados específicos, é necessário contratar um profissional devidamente habilitado para exercer essa função.

Por isso, a escolha de um cuidador de idoso precisa ser feita de forma bastante criteriosa, pois ele será responsável pelo bem-estar, qualidade de vida, saúde e segurança do familiar necessitado.

Desse modo, após escolher o que mais se encaixa em atender as necessidades, não deixe de formalizar sua contratação para evitar possíveis problemas na justiça.

Se você gostou deste artigo sobre como contratar um cuidador de idoso para ajudar na vida de seu familiar, não deixe de assinar nossa newsletter. Dessa forma você não perderá nenhuma de nossas atualizações!



Teste agora por 30 dias gratuitamente e avalie.
Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente
no seu e-mail sem nenhum custo, e fique por dentro das nossas dicas!